domingo, 10 de maio de 2009

Intertextualidade-Aquarela de Ary Barroso- DESAFIO 1

Olá 'bonitinhos da estrela'! Aqui se encontra a letra da música 'Aquarela' de Ary Barroso e ao clicar no título da postagem,vocês poderão assitir a um vídeo muito legal da Disney com a música Aquarela.O filme é 'Você já foi à Bahia?' com o Pato Donald e Zé Carioca. e algumas perguntas como desafio.Responda:
  1. Por que o título da música de Ary Barroso,aqui presente é 'Aquarela'?
  2. O que há de comum entre as músicas 'Aquarela' de Vinicius de Moraes e Toquinho e a 'Aquarela de Ary Barroso?Aponte semelhanças e diferenças.
  3. Observe as palavras em negrito.O que será que elas querem dizer?
  4. Qual é osentimento de Ary Barroso pelo Brasil,de acordo com a música?Que palavra(s) justifica(m) sua resposta?
  5. Que sentimento você tem em relação ao Brasil?

Aquarela - Letra e música de Ary Barroso

Brasil, meu Brasil brasileiro,
meu mulato inzoneiro
vou cantar-te nos meus versos
o Brasil samba que dá
bamboleio que faz gingar
o Brasil do meu amor,
terra de nosso senhor
Brasil pra mim, Brasil pra mim

ah! abre a cortina do passado,
tira a mãe preta do serrado,
bota o rei congo no congado
Brasil pra mim, Brasil pra mim
deixa cantar de novo o trovador,
América olha a luz da lua
quando é canção do meu amor
quero ver essa dona caminhando
pelos salões arrastando o seu vestido rendado
Brasil pra mim, Brasil pra mim

Brasil terra boa e gostosa
da morena sestrosa
e de olhares indiscretos
o Brasil samba que dá ...

ah! esse coqueiro que dá coco
onde amarro a minha rede
nas noites claras de luar
Brasil pra mim, Brasil pra mim
ah! ouve essas fontes murmurantes
onde eu mato a minha sede
e onde a lua vem brincar
ah! esse Brasil lindo e trigueiro
é o meu Brasil, brasileiro.
terra de samba e de pandeiro
Brasil pra mim, Brasil pra mim

11 comentários:

  1. Como estou aprendendo a fazer o blog, vi que há um erro.O nome do texto de Ary Barroso é 'Aquarela do Brasil'

    ResponderExcluir
  2. 1- As cores do Brasil.

    2- Não entendi professorar renata.

    3- Adjuntos adnominais.

    4- Pelo que ele acha do brasil, senti.

    5- Um bom pais.

    ResponderExcluir
  3. Bem,vamos lá Estéfane!;)
    Não responderei imediatamente agora as perguntas propostas acima. Até porque seus amigos irão postar e vocês trocarão idéias.

    Bem,vamos pensar: O que é uma aquarela?Para que ela serve?Quando uma autor descreve um lugar,ou seja, quando um autor explica como é um lugar, ele ecreve sobre os detalhes.

    Imagine que você tenha feito uma reforma no seu quarto e ele está mais bonito do que nunca. O que você faria para contar para uma amiga através d eum e-mail sobre a mudança do seu quarto?Você pode até desenhar,não pode?E com palvras, o que faria? Pense e daí vem a resposta da primeira pergunta.

    As palavras não são necessariamente adjuntos adnominais.Você pode usar um dicionário para verificar o significado das mesmas.

    E é verdade. O Brasil é um bom país.

    Até mais e bom descanso!:)

    ResponderExcluir
  4. Obrigado professorar, é por que eu não entendi, e respondi tudo errado. Mais agora eu ja entendi.

    Arigato. ^^

    ResponderExcluir
  5. 1-refere-se a mistura de raças
    2-diferenças o Toquinho refere-se a cores de tintas e o Ary Barroso a cor de raças e a semalhança os dois falam de raças mas cada um a seu modo
    3- inzoneiro-manhoso
    a mãe preta-descendente de escravo
    cerrado-é uma região de inverno seco e verão chuvoso
    congado-cortejo conduzindo os reis
    trovador-quem recita trovas
    sestrosa-quem tem sestro(cacoete)
    murmurantes-que produz murmúrio(som leve)
    trigueiro-da cor do trigo maduro; moreno
    4-os sentimentos são de amor ele fala de amor em varias estrofes
    5-Reduzindo em uma palavra AMOR

    ResponderExcluir
  6. é um otimo trabalho,eu adorei assim aprendemos melhor.

    ResponderExcluir
  7. eu adorei o blog agora que consigui acessa o blog vou entra varias vezes e fazer as atividades professora bjks te adoru de +++++

    ResponderExcluir
  8. professora nao entendi algumas perguntas entao vou responde as que entendi ta bjks thau......♥♥♥♥♥

    ResponderExcluir
  9. oi professora eu adorei o blog e vou entrar para fazer os trabalhos bjss

    ate +

    ResponderExcluir
  10. mas eu nao consegui entra para responde as perguntas
    bjss

    ResponderExcluir